Ameaças e oportunidades (Palestrante Sérgio Dal Sasso)
Se começar a pensar e analisar o que está em sua volta, acho que não vai querer fazer muita coisa. Pelo contrario, se sentirá um inútil na proporção da amplitude da própria inteligência, podendo chegar à loucura, pelo excesso de analise, entendimento e ausência de respostas.
O estresse da inteligência surge quando percebemos que o nosso tempo é menor do que o necessário para uma satisfação plena. Assim vamos evitando o enfrentamento da realidade, diante da incapacidade ou mesmo revolta, frente a um mundo que evolui tecnicamente, mas não consegue evitar a lógica de um jogo que assistimos, somos incluídos e que na maioria das vezes sequer participamos.
O primeiro sintoma do afastamento é a inclusão do teorema do “depois do”, assim ano a ano as expectativas são parcialmente encobertas ou justificadas, pelos juros que não caem, pelo carnaval que ainda não veio, pela copa, e depois pela frustração da copa, e depois por aguardar um líder, que seja quem for, esse ou aquele, não vai resolver grande coisa, pelo menos para o seu bolso.
É inútil não tentar superar os efeitos negativos “tipo primeiras paginas dos jornais”, aguardando que o mundo fique isento de guerras, que não matem crianças por engano, que o petróleo não produza efeitos colaterais, ou que as crises do mundo rico não gerem influencias negativas para aqueles que devem e que, portanto terão a equivalência em subordinação.
É inútil se sentir um estressado, e assim continuar com um consciente afastamento inteligente típico daqueles que sabem observar, mas que se frustram pelo não aprofundamento de uma percepção progressiva que conduza e decifre oportunidades aonde aparentemente só existiam dificuldades.
www.sergiodalsasso.com.br
falecom@sergiodalsasso.com.br
Sérgio Dal Sasso, Consultor empresarial, escritor e palestrante. Palestras em administração, empreendedorismo, vendas e educação profissional.
|