O seu próprio negócio... (Palestrante Sérgio Dal Sasso)
Afinal o que é ser dono do seu próprio negocio? Até hoje, lembro dos sábios ensinamentos do velho pai que Dizia: Ou você nasceu com tino para os negócios, ou nasceu para trabalhar para os outros e ai a melhor coisa, meu filho..., será um emprego publico.
Felizmente ou infelizmente, mesmo assimilando a sua sabedoria tinha por natural rebeldia optar pela busca de caminhos por conta própria. Sabe aquele típico gostinho pessoal quando se realiza algo que dá certo, pois é... foi este o rumo que adotei para tocar a vida, por conta própria, dono da minha aventura, às vezes respirando o pó dos outros, às vezes com aquela sensação gostosa de ducha fria em dia quente, mas com o prazer de que quando acertei podia realmente me orgulhar da obra que acabará de construir.
Ainda lembrando do velho Pai, gostaria de corrigi-lo se pudesse voltar ao tempo, não dá mais... iria dizer o que hoje transfiro aos meus filhos, coisas do tipo você tem que ser o melhor, mais do que isso tem que entender que não existe atividade vitoriosa ou que venha requerer algum talento predestinado para sua execução, pois todas atividades são iguais do ponto de vista tecnológico e a diferença se faz com a intensidade do amor que alimentamos ao executá-la.
Quando você realmente gosta de algo, não fique cozinhando em caldo quente, pois os objetivos da sua vida estarão dependentes de realizações que realmente te envolvam, que consigam despertar seu comprometimento pela causa, que consiga realimenta-lo dia apos dia seqüencialmente na construção do mesmo projeto.
Ser dono do próprio negócio significa um estado que define o grau de independência profissional, não estando necessariamente condicionado com o ser patrão ou o ser empregado. Você pode viver trabalhando para os outros, ser empresário, ser um profissional autônomo, ou qualquer outra coisa que lhe propicie prazer e ganhos, mas o resultado da sua realização pessoal demonstrará o grau do empenho e comprometimento com que dedica a causa profissional. Se sentir importante no ambiente de negócios será vital para intensificar avanços rumo ao sucesso.
Quando deparamos com empresas, empresários e colaboradores, que estão dando certo muitas vezes temos dificuldades de identificar "quem é o patrão ou o empregado", pois todos neste caso estão empenhados em crescer e progredir dentro do mesmo meio. Este empenho é facilmente percebido pela intensidade na utilização da frase “A nossa empresa”, por todos e em todos os assuntos e para todos os ouvintes.
Quando se vive pela busca do sentir-se útil, valorizado, “aplaudido”, não importa o que e com quem se faça, procure sempre, carregar para o dia seguinte uma estratégia para melhorar um pouco mais, aprofundando diversificadamente seu conhecimento dentro da atividade escolhida. Vivencia e experiências, são definidas pela sua disposição de pesquisar, de buscar novas soluções que possam criar melhorias naquilo que você faz ou que pretende fazer.
Quanto mais kilometragem você destinar no processo de aprendizado, menos risco ocorrerá na fase da sua implantação e conseqüentemente sua probabilidade de acertar sempre estará acima da media do mercado. Coisas do tipo, educar bem os filhos, aprender a se relacionar com poucos conflitos, saber receber criticas, assimila-las, farão parte também da sua estrada, da formação, da composição do seu “jeitão”, do seu próprio negocio.
Ser um grande executivo, um grande empresário, profissional autônomo, ou estar “a caminho de”, tanto faz, o importante é que o resultado somente acontecerá quando você se encontrar, planejar as fases para que o encontro seja executado, se entregar ao aprendizado, aplicando o que aprendeu, trabalhando para ser percebido pelos outros, que serão os “jurados” responsáveis pela aceitação do seu sucesso.
www.sergiodalsasso.com.br
falecom@sergiodalsasso.com.br
Sérgio Dal Sasso, consultor empresarial, escritor e palestrante. Palestras em administração, empreendedorismo, vendas e educação profissional.
|