Atendimento: Prepare-se para ser parte dos jogos! (Palestrante Sérgio Dal Sasso)
Atendimento... Talvez seja a palavra mais importante para ser analisada, estudada e praticada pelos próximos anos nesse País. Temos que nos antecipar a tudo que vai acontecer em termos de revitalizações, infra-estruturas, novos fluxos de negócios e pessoas, e para garantir que essas novas vindas se consolidem com voltas, somando mais aos nossos bolsos, precisamos pensar muito quanto às formas do como se preparar para atender a públicos realmente exigentes, muito além do costumeiro turista “mochila nas costas” que atualmente recebemos lá de fora, que mal consomem água do frigobar por onde se alojam.
Nossa realidade frente aos serviços e atendimento é impulsionada normalmente por promoções (independente do veiculo publicitário) que às vezes de tão inteligentes nos impulsionam a gastar até quando não podemos. Com toda essa vocação para adição por momentos felizes, o que se espera quando se gasta é que sejamos atendidos como indivíduos especiais, com agilidade, compromisso, precisão e principalmente com soluções quando questionamos algum problema.
Na contra mão disso tudo, de alguma forma somos convencidos e dirigidos a comprar ou consumir algo. A insatisfação pelo atendimento (hoje responsável por setenta por cento dos motivos de perda de um cliente) faz com que tenhamos aquela sensação que fomos idiotas por mais uma vez e de que houve uma grande diferença entre os argumentos usados durante os processos que conduziram a venda e o que foi realmente adquirido. Quando damos por conta do que fizemos, normalmente já estamos comprometidos e quase nada mais podemos fazer, a não ser aceitar o indigesto pacote e ainda em muitas vezes ter que ser simpático, para não prejudicar aos que nos atenderam deficientemente, pois na maioria das vezes isso não é culpa dos colaboradores, mas dá sua não preparação adequada e baixa visão da alta gestão.
A hora do jogo já começou, e antes que alguém faça isso por você, comece a se preocupar já com os fatos, analise e desenhe suas idéias visando sustentação para melhorias, identificando de imediato: Quem está entrando no nosso estabelecimento, se apreciaram o cardápio, se suas expectativas foram realizadas e se quando ao saírem deixaram de alguma forma seus endereços.
Não se esqueça que quando a palavra for atendimento, não existe uma só pessoa da organização a ser isentada desse plano de melhorias, pois todos de alguma forma estão ligados aos clientes e ao serviço qualificado para conquistá-los.
“Todo dia devemos estar estimulados a ofertar algo acima do limite das obrigações, no sentido de transferir benefícios a outra pessoa pela procura de respostas positivas ao que fazemos”. (Sérgio Dal Sasso)
www.sergiodalsasso.com.br
Artigo Sérgio Dal Sasso, consultor empresarial, palestrante e escritor: Administração, Empreendedorismo, Vendas e Educação Empresarial, Palestras - www.sergiodalsasso.com.br
|