Vendendo o seu lado mercado (Palestrante Sérgio Dal Sasso)
Vender não é exclusivo do departamento comercial. Estar dotado de ampla visão comercial passou a ser pré-requisito a todas as profissões, funções e carreiras.
Não existe nada mais antigo do que ficar esperando a chuva cair na sua horta, já que evolução significa competição e assim tudo que era pouco passou a ser um montão. Negócios e empresas similares, aparentemente tem a mesma fachada, mas dão certos somente quando o conjunto humano os aproxima dos interesses do consumo.
Em mercados que não exigem competitividade, podemos sem muito esforço estruturar nossa operacionalidade através da formação de preços pelos próprios custos inerentes ao que estamos propondo.
Em mercados altamente competitivos, a porta de entrada para a articulação dos parâmetros a comercialização, vem de fora, pois são ditados pelo possível diante das opções similares, e, portanto dependem da integração, esforço e capacidade do seu conjunto humano em buscar, relacionar e interpretar tendências para sua viabilização, tanto na abertura de novos como nas novidades para manter-se o que já está conquistado.
O poder da estrutura consultiva vem da formação de uma equação que combine o conhecimento com a comunicação homogênea para diferenciar os negócios pela capacidade e qualidade provinda da troca potencial entre seus membros. Na verdade o conhecimento quando trocado permite um enriquecimento da equipe e assim um maior comprometimento, velocidade e melhores expectativas de resultados.
Consultivamente, os meios que estabelecem essas trocas são como células de negócios, onde seus membros através do exercício e aprendizado do trabalho conjunto, conseguem identificar e agir mais rapidamente nos processos decisórios.
A qualidade em vendas é uma necessidade mais importante do que a própria atividade escolhida pelo profissional, sejam médicos, dentistas, veterinários, advogados, empresários entre outros.
O que pesa hoje como diferencial não é a formação escriturada em títulos, mas a vivencia acumulada no conhecimento do mercado relacionado a sua atividade. Logicamente, tudo que fazemos quando bem trabalhado tem o seu efeito de marketing e vínculos para o estreitamento com o mercado, mas o grande segredo está na forma do com quem e como montamos e modificamos os processos que envolvem as atividades.
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Sérgio Dal Sasso, consultor empresarial, escritor e palestrante. Palestras em administração, empreendedorismo, vendas e educação profissional.
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