Negócios Via Internet (Por Sérgio Dal Sasso)
Sabidamente é de comum conhecimento empresarial que a rede de comunicação via internet vem crescendo a taxas absolutamente acima de qualquer parâmetro mercadológico.
A razão deste “pool” também é lógica, pois desde a década de setenta, quando do inicio da troca de informações entre os sistemas computadorizados (USA), este meio de comunicação veio ganhando escala e por conseqüência reduzindo as variáveis de tempo e custos para o seu manuseio. Com entrada da popular “internet” criou-se uma solução de integração entre negócios, não tão somente entre empresas (B2B), mas também entre elas e o consumidor final (B2C). Esta solução de comunicação provocou, quando do inicio da sua popularização uma enorme expectativa de demanda, fazendo com que muitos investissem, antes mesmo da conscientização popular do seu uso. Não cabe nesta matéria, relembrar as conseqüências desta fase “eufórica”, aonde empresas ligadas ao mercado eram valorizadas pela expectativa de lucros futuros que acabaram não ocorrendo conforme previsões.
A bem da verdade o mercado ligado ao desenvolvimento de negócios via internet já passou por altos e baixos, o que de certa forma foi importante para ajustar os caminhos e a lógica a ser seguida. O que temos de real nos dias atuais é que vivemos em mercados altamente competitivos e, portanto dependentes de grande visibilidade para que seus negócios sejam vistos e tenham respostas crescentes. Se por um lado "estar" atuando empresarialmente exige uma condição básica tecnológica e humana, por outro mesmo quando em dia com o seu processo é necessário que você o estimule para criar canais de visibilidade e assim obter a referencia necessária para ser conhecido por quem potencialmente pode comprá-lo.
No que pese a existência de várias empresas apostando significativamente na sua divulgação via rede, na média, os investimentos do marketing por este canal ainda é relativamente baixo quando comparado com o “budget” destinado aos canais tradicionais (outras mídias). Parte desta justificativa é decorrente de que o principal motivador de busca via rede é a própria facilidade de pesquisa pelo meio rápido e objetivo que a internet propicia. A pesquisa antecede condição ou opção de compra do cliente, porém nem sempre é devidamente registrada. Desta forma não se pode medir a eficiência do sistema somente pelo resultado quantitativo das suas vendas “on line”, mas pela influencia do suporte que dele dimensiona nas etapas decisórias de opção de compra, independentemente de serem realizadas na forma direta ou convencional.
Num particular e ligado ao desenvolvimento de projetos de gestão de negócios, que consultivamente desenvolvemos para os nossos clientes, penso que a chave de sucesso para um bom sistema de "e-comerce" está ligada a amplitude de situações que você cria para representar o seu negócio. A lógica deste projeto é que seu sistema seja ligado com a comunidade que representa o seu meio de negócio, integrando e apoiando não só com produtos e serviços, mas com informações de interesse significativo aos seus internautas, potenciais clientes, clientes e fornecedores.
Encantar através da rede é uma vantagem competitiva, pois ela permite ser alterada a baixos custos na medida em que seus assuntos e novidades vão aparecendo. Outro fator que vale ser lembrado é que para possuir um bom sistema de marketing de vendas e relacionamento via rede é preciso obter freqüência e que para criar está freqüência é necessário que você pense como consumidor para desenvolver as estratégias de busca e procura para o sucesso qualitativo e quantitativo de acesso ao seu portal. Dentro desta visão não adianta criar um trabalho que mostre tão somente o que você oferece, mas que inclua diretamente e indiretamente as chaves que provoquem o acesso pela necessidade dos potenciais consumidores internautas.
Com tudo isso, você e a sua empresa devem estar pensando: Será que entro nessa? E a resposta que tenho é que quando o "Mc Donald" por aqui se instalou, ninguém acreditou muito que aqueles sanduíches emborrachados pudessem ser representativos frente aos tradicionais e artesanais similares da época. Você até hoje deve preferir os artesanais, mas somente consegue realizar o seu desejo de gula quando os filhos não estão por perto!
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Sérgio Dal Sasso, consultor empresarial, escritor e palestrante. Palestras em administração, empreendedorismo, vendas e educação profissional. |