(11) 96631-0759
falecom@sergiodalsasso.com.br


Home
Histórico e Livros
Assessoria em Gestão
Palestras
Oficinas e Treinamentos
Biblioteca de Artigos
Canal de Vídeos
Parceiros e Clientes
Depoimentos
Fale Conosco
Solicite Orçamento

 

Biblioteca de Artigos << Voltar

PERGUNTAS e RESPOSTAS: Os desafios do Empreendedorismo (Palestrante Sérgio Dal Sasso)

 

Sérgio Dal Sasso, consultoria organizacional, treinamentos e palestras. Palestras em administração, empreendedorismo, vendas e educação profissional. Portal: www.sergiodalsasso.com.br
 
 
Qual a melhor maneira de abrir um negócio?
 
Sérgio Dal Sasso:  Tudo se inicia pela própria identificação e conhecimento do negócio que estamos buscando. A segunda etapa fica pela dependência dos estudos e pesquisas que nos clareiam e viabilizam (em tese) o potencial do mercado e do segmento social que preiteamos alcançar.
 
Quais são os mecanismos básicos que um empreendedor deve se     atentar antes de abrir uma empresa?
 
Sérgio Dal Sasso:  Reforçando a idéia de estudos e pesquisas, junto com uma visão analítica dos pontos favoráveis ou de cada molde do que está se propondo. A base de tudo fica pela dependência das percepções do que podemos ser e fazer diante dos fatores externos e das próprias disponibilidades de recursos (Próprios ou não) para garantir diferenciação no modelo do negócio, garantias de uma equipe treinada e capacitada e canalizando tudo (estratégia com criatividade) para o uso dos canais possíveis de acesso e comunicabilidade junto ao publico alvo. Além disso, a visão e uso dos controles gerenciais serão estratégicos para a sustentação do empreendimento, já que existem profundas diferenças entre montar um negócio (investimento) e o de sustentá-lo até que amadureça (regime de controle financeiro).
 
Como saber administrar uma empresa e diversificar o negócio sem perder a eficiência e a qualidade?
 
Sérgio Dal Sasso: A diversificação é quase que natural, desde que produza sinergia com o que já estamos fazendo. Nesse caso, talvez mais importante do que o próprio aumento e ampliação do negócio, será o modelo que conseguimos construir para que possamos contar com pessoas de fato comprometidas, conhecedoras e envolvidas como nossos propósitos.
 
Por que algumas empresas sobrevivem anos no mercado com os mesmos produtos e serviços e outras não passam de dois ou três anos?
 
Sérgio Dal Sasso: Acredito muito na visão dos processos que envolvem os produtos. Quanto aos produtos e sua durabilidade, sempre estarão pela dependência do grau da sua própria necessidade e quanto mais necessários forem, maiores interesses dos concorrentes em incorporá-los nos seus "mix", e nisso vem à idéia de que todos devem estar sempre atentos a mudanças, pois parar de reinventar hoje em dia é proibido até para quem lida com as mesmas linhas tradicionais. Os produtos podem não mudar, mas de alguma os canais de comunicação sempre estarão se adequando aos novos perfis, incorporando obrigatoriamente modificações nos serviços, no atendimento e nos modelos de acesso ao um publico renovável.
 
Como criar um diferencial e ações para o desenvolvimento no meio empresarial?
 
Sérgio Dal Sasso: O grande destaque do diferencial vem das idéias e inovações das próprias pessoas, e nesse sentido valores que fazem a diferença dependem da ampla visão do grupo e da forma como trocam e produzem essas idéias, fazendo sempre uma rápida transferência do papel para a operacionalidade, ajustando aqui e ali, para que os objetivos não sejam desviados.
 
Como fazer uma empresa atingir o sucesso partindo do nada?
 
Sérgio Dal Sasso: Do nada, e até pelas impossibilidades de se captar recursos sem aval ou garantias, somente pela velha forma associativa, tipo eu tenho a manteiga e você o pão, ou seja, procurar buscar os investimentos quer sejam com parceiros de afinidade ou mesmo na busca pelos investidores. Para que isso ocorra nada de elaborações, sem organização, que não envolvam estudos, estratégias, planos e direções. Afinal um projeto com diferenciação, só pode estar acompanhado de talentos organizados e expositivos, de forma a facilitar o encontro com interessados e seu interesse por algo que demonstre inicio, meio e fim. Nos mercados temos investidores e empresários e essas duas pontas sempre caminham juntas em tudo. 
 
No mercado empresarial, o maior medo é perder dinheiro em investimentos desnecessários, então como saber investir para obter lucro em uma empresa?
 
Sérgio Dal Sasso: Isso reforça a tese de um amplo debate, pois dentro das organizações existe uma tendência natural de cada pessoa querer vender seu peixe, e quando fazemos isso de forma restrita às vezes deixamos de preencher ou entender sobre as necessidades ou não do investimento naquele momento, e em muitas vezes aprovamos algo com variáveis não totalmente estudadas e compreendidas. Os investimentos devem ser precedidos de uma visão concreta dos fatores que envolvem seus destinos. Seus retornos serão favoráveis quando os resultados qualificadamente gerarem lucros e que quantificadamente atraírem parceiros e clientes.
 
Como agir em um mercado tão disputado?
 
Sérgio Dal Sasso: Ser mais genial que os outros, não só com sofisticações, mas também lembrando que simples detalhes podem somar em efeitos de aproximações. Ser rápido, pensar rápido e agir rápido, portanto ter gente treinada que sabe a diferença de agir por segundo e não por mês.
 
O que fazer se a empresa não obtiver lucro em nos dois primeiros anos? Qual é a probabilidade do negócio não dar certo?
 
Sérgio Dal Sasso: Isso pode variar muito, pois nem sempre os fatores quantitativos dos resultados demonstram o crescimento ou não de um negócio. Dai vem à importância de se conhecer os modelos de controle, saber analisar os fatores econômicos, nunca misturando com os financeiros, saber controlar tudo, impor regras e auditá-las analisando-as por dia em cima de tudo o que se está conseguindo com as decisões frente às respostas. Um negócio mesmo quando seus resultados não estão satisfatórios podem ser modificados, incorporados, repassados e tudo isso sempre dependerá do grau de envolvimento e percepção do grupo envolvido para que as mudanças evitem a visão dos fracassos e perdas.
 
Qual é a principal razão de uma empresa, como saber definir seus objetivos?
 
Sérgio Dal Sasso: Penso de forma simples que uma empresa tem pôr objetivo satisfazer as sociedades, representadas internamente por colaboradores felizes pelo fato de se sentirem participativos e valorizados e externamente pela comunidade que alimenta e é alimentada pela sua atividade. Os objetivos serão clareados exatamente pelo uso adequado do potencial humano e técnico disponível.
 
Sérgio Dal Sasso: Palestras, Treinamentos e Consultoria
Conteúdo, Idéias e Palestras
Palestrante Sérgio Dal Sasso: artigos empresariais
Educação Profissional: clique na figura acima, mais de 360 artigos exclusivos para o crescimento da sua carreira e atividades de negócios.
Vídeos
Vídeo Institucional Palestrante Sérgio Dal Sasso
Últimos Artigos

Networking, negócios e empregabilidade
Entrevista Sergio Dal Sasso e Jose Augusto Minarelli para o portal da FEA-USP.(Palestrante Sergio Dal Sasso)

EMPREENDEDORISMO: sonhos, desafios e conquistas
No mundo empreendedor, o dia de hoje certamente não será o mesmo modelo de negócio, do produto e do serviço do amanhã.(Palestrante Sérgio Dal Sasso)

Os 10 mandamentos para motivar e conquistar (Palestrante Sérgio Dal Sasso)
Lute pela coragem e permita a si mesmo que os sonhos sejam parte de um combinar entre coisas e vidas.

Superação: vida e carreiras (Palestrante Sérgio Dal Sasso)
A vida é um continuar de motivos para valorizar os nossos passos... (Palestrante Sérgio Dal Sasso)

 
Twitter Newsletter Mapa do site


Acompanhe-nos, receba nossos artigos e
novidades!
*  Digite o código de segurança exibido abaixo:
Para descadastrar seu e-mail clique aqui  

Home
Histórico e Livros
Assessoria em Gestão
Palestras
Oficinas e Treinamentos
Biblioteca de Artigos
Canal de Vídeos
Parceiros e Clientes
Depoimentos
Fale Conosco

© Todos direitos reservados - Palestrante Consultor Prof. Sergio Dal Sasso