(11) 96631-0759 (11) 2924-4524
falecom@sergiodalsasso.com.br


Home
Histórico e Livros
Assessoria em Gestão
Palestras
Oficinas e Treinamentos
Biblioteca de Artigos
Canal de Vídeos
Parceiros e Clientes
Depoimentos
Fale Conosco
Solicite Orçamento

 

Biblioteca de Artigos << Voltar

Varejo, Produtividade e Vendas por metro quadrado (Palestrante Sérgio Dal Sasso)

 

O que é a venda por metro quadrado?
 
É uma das formas de se gerir, organizar e medir o desempenho de um negócio. Em meios competitivos, e em particular no varejo a evolução dos detalhes leva-nos sempre a um comparativo de custos versus resultados, e é dentro desse intervalo que devemos centrar o potencial criativo e inovador para organizar o que de melhor ofertar para garantir o aproveitamento pleno de produtos e serviços diante de um consumidor potencial. O comparativo de resultados por metro quadrado possui a propriedade de avaliar a produtividade da loja, seu desempenho comparativo interno e externo, frente ao detalhamento dos espaços, das categorias, e dos profissionais envolvidos em cada operação. 
 
Conforme o tamanho da loja, como saber o resultado financeiro esperado?
 
Existe uma relação lógica entre a expectativa do que esperamos como resultados futuros e as modificações possíveis pela adequação das metas. Nesse caso quando maior for a qualidade das informações, sua organização por categorias de produtos/serviços, espaços e áreas por elas utilizadas, melhor será a implantação de mudanças e a visão do que de fato agrega ou não valor ao negócio. Na verdade quanto maior a loja e seu mix de produtos, mais necessário se fazem a medição por área de negócio (grupos), sua produtividade e desempenho da estrutura operacional responsável pelo desenvolvimento.
 
Esta ferramenta auxilia na abertura da loja e também para controle periódico? Quais os benefícios?
 
Na verdade quanto mais objetividade, conhecimento e organização aplicamos para o desenvolvimento dos negócios, muito melhor será sua possibilidade de crescimento, já que dispomos de mais ferramentas de análises, tanto do ponto de vista do cliente, como do da gestão adequada dos produtos e serviços. Um dos grandes benefícios desse sistema é o de poder identificar com maior velocidade os caminhos que propiciarão volume e rentabilidade por setor versus satisfação dos clientes. Evidentemente que dentro de uma visão de controle sempre teremos um detalhamento muito mais rico para analise e ação gerencial.
 
Qual a maneira ideal de se utilizar esta ferramenta?
 
Identificação dos grupos formando categorias, estruturação sistêmica apropriando essas categorias em forma de margem de contribuição para absorção proporcional das despesas indiretas.
Da mesma forma como na indústria que se fez entender a importância da visão descentralizada através do conceito das unidades de negócios, no varejo a tendência é fazer a analise e ação cada vez mais por categoria e sua participação individual e de grupo pela produtividade das áreas ocupadas. O que se espera disso é um estreitamento muito maior entre fornecimento, idéias e resultados pelo enriquecimento departamental visando o gosto dos clientes, suas aquisições normais e impulsionadas.
 
Outros comentários?
 
Na vida empresarial não somos lebre, nem somos leões, mas um pouco das características dos dois. Em algumas vezes temos que caçar para não morrer de fome e em outras de saber se esconder para não ser morto. Está na qualidade e no detalhamento das operações, um dos grandes diferenciais para que possamos ser antecipadamente competentes pela agilidade das tomadas de decisões.
 

Sérgio Dal Sasso, consultor empresarial, palestrante e escritor: Administração, Empreendedorismo, Vendas e Educação Empresarial e Profissional - www.sergiodalsasso.com.br)

Palestrante Sérgio Dal Sasso: artigos empresariais
Educação Profissional: clique na figura acima, mais de 360 artigos exclusivos para o crescimento da sua carreira e atividades de negócios.
Vídeos
Vídeo Institucional Palestrante Sérgio Dal Sasso
Últimos Artigos

Networking, negócios e empregabilidade
Entrevista Sergio Dal Sasso e Jose Augusto Minarelli para o portal da FEA-USP.(Palestrante Sergio Dal Sasso)

EMPREENDEDORISMO: sonhos, desafios e conquistas
No mundo empreendedor, o dia de hoje certamente não será o mesmo modelo de negócio, do produto e do serviço do amanhã.(Palestrante Sérgio Dal Sasso)

Os 10 mandamentos para motivar e conquistar (Palestrante Sérgio Dal Sasso)
Lute pela coragem e permita a si mesmo que os sonhos sejam parte de um combinar entre coisas e vidas.

Superação: vida e carreiras (Palestrante Sérgio Dal Sasso)
A vida é um continuar de motivos para valorizar os nossos passos... (Palestrante Sérgio Dal Sasso)

 
Twitter Newsletter Mapa do site


Acompanhe-nos, receba nossos artigos e
novidades!
*  Digite o código de segurança exibido abaixo:
Para descadastrar seu e-mail clique aqui  

Home
Histórico e Livros
Assessoria em Gestão
Palestras
Oficinas e Treinamentos
Biblioteca de Artigos
Canal de Vídeos
Parceiros e Clientes
Depoimentos
Fale Conosco

© Todos direitos reservados - Palestrante Consultor Prof. Sergio Dal Sasso